Este objetivo é especial: além de permitir a fidelização de seus atuais clientes, ele também permite alcançar novos clientes.
Seu funcionamento básico é simples: um atual cliente da sua loja indica um amigo para que ele faça uma compra. Se este amigo realizar a compra de fato, o atual cliente ganha pontos.
Estes novos clientes, claro, também participarão do fluxo de fidelização através do programa de pontos.
Importante: Essa funcionalidade está disponível a partir do plano Premium
Como funciona?
Antes de mais nada você precisa configurar o Objetivo de Indique um Amigo no painel da BonifiQ. Em linhas gerais, você configura:
- Quantos pontos seu atual cliente ganhará quando um indicado realizar uma compra
- Um cupom de desconto que será enviado por e-mail a quem for indicado. Esse cupom funciona como um "chamariz".
Com o objetivo configurado, vamos ilustrar da seguinte forma:
Alice é adora fazer compras na Loja das Flores. Alice gostaria de ganhar mais pontos para ganhar descontos em uma futura compra.
Alice, então, decide recomendar a Loja das Flores para Bruno. Ela faz isso através do Widget da BonifiQ
Bruno irá receber um e-mail com o convite para fazer compras na Loja das Flores. Ele poderá utilizar um cupom de desconto em sua compra.
Ao clicar no Link do e-mail, Bruno é direcionado a Loja das Flores e pode visualizar seu cupom de desconto
Agora Bruno pode utilizar esse cupom em sua primeira compra da Loja das Flores.
Quando a compra de Bruno for confirmada, Alice ganha pontos.
Outras formas de convidar
Além de convidar amigos via e-mail é possível também:
Gerar link
Ao clicar no botão "Link" a BonifiQ gera um link exclusivo para o cliente. Ele pode, então, compartilhar esse link em redes sociais com seus amigos
Ao clicar no botão, o cliente é levado ao app para escolher a quem deseja enviar seu link. Vide abaixo sobre a configuração da mensagem do Whatsapp
Em ambos os casos, quando o amigo clica no link ele deve informar seu e-mail antes de gerar o cupom.
Configurações
Para configurar este Objetivo, vá no menu Objetivos > Indique um amigo (a) > Configurar Regras
As configurações possíveis são:
a) Bonificar cliente com () pontos: Informe quantos pontos o cliente irá ganhar após seu amigo indicado efetuar uma compra. O cliente ganha pontos apenas se:
1 - O amigo de fato realizou a compra
2 - O amigo utilizou o cupom fornecido
b) Bonificar amigo(a) do cliente com: No e-mail enviado ao amigo, nós oferecemos um cupom de desconto. Esse cupom pode ser de valor fixo ou percentual.
c) Prefixo do cupom: se desejar, você pode informar um prefixo a ser incluído no código do cupom gerado. Isso ajuda na identificação do mesmo no Analytics.
d) Mensagem padrão ao compartilhar no Whatsapp: Permite definir a mensagem que será utilizada no compartilhamento do link no Whatsapp. A ferramenta oferece uma breve pré-visualização de como a mensagem será exibida no Whatsapp.
Nesse campo pode-se utilizar as variáveis {StoreName} (nome da loja) e {Link} (link de compartilhamento). A utilização da variável {Link} é obrigatória.
e) Comunicações por e-mail
Aqui você pode habilitar a notificação de que o cliente ganhou pontos (após seu amigo fazer uma compra)
Você também pode configurar os e-mails enviados ao cliente (notificação de pontos ganhos) e ao amigo (informando que foi convidado).
Dúvidas
1 - Preciso alterar algo em meu site para que o sistema de indicações funcione?
Não. Se você já possui o widget da BonifiQ instalado em seu site, basta configurar e ativar o Objetivo para que ele funcione
2 - Quando o cliente ganha os pontos?
Para que o cliente que fez uma indicação ganhe pontos é necessário que:
a) O amigo indicado nunca tenha feito uma compra no site antes
b) O amigo indicado faça uma compra utilizando o cupom recebido
c) Essa compra esteja no status configurado no objetivo de compra (geralmente em seu status final)
3 - O que acontece ao indicar alguém que já é cliente?
O sistema de indicação só funciona para novos clientes. Ao indicar um cliente já existente:
- Quem faz a indicação recebe uma mensagem de sucesso.
- O amigo indicado não recebe indicação.
Essa mecânica existe por questão de segurança: se a BonifiQ retornasse a mensagem de "amigo já cadastrado", seria uma exposição de informações de um terceiro.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo