Objetivo "Fazer uma compra"

Criada por Alex Camargo, Modificado em Qua, 26 Jun na (o) 8:46 PM por Melissa Jacobis

Esse objetivo permite dar pontos para seu cliente a cada R$1,00 que ele gastar em compras na sua loja virtual. É o Objetivo mais importante e que gera mais potencial de clientes retornarem e comprarem novamente.


Um pedido não gera pontos imediatamente após ser realizado. Na verdade, é necessário configurar qual o status que o pedido irá atingir para que a Bonifiq conceda os pontos. 

A recomendação básica é que esse status seja o de que indica que o pedido foi ao menos faturado. No melhor dos casos, caso sua plataforma tenha esse tipo de integração, utilize o status de Pedido Entregue ou similar.


Além de escolher o Status desejado para que os pontos sejam concedidos, você também pode escolher um período de carência. Nesse caso, mesmo que o pedido esteja no Status indicado, o sistema aguarda a quantidade de dias configurados antes de conceder os pontos.

Esse modelo ajuda a evitar que pedidos devolvidos sejam pontuados, reduzindo chances de fraudes.


Importante: Valor gasto com frete não é contabilizado pela Bonifiq. Descontos também são descartados. 


Configurações

- Bonificar cliente com

Informe quantos pontos vale cada R$1,00 gasto pelo seu cliente. Se você configurar com valor de 10 pontos, por exemplo, um consumidor que realizar uma compra de R$1.000,00 ganhará 10.000 pontos.


- Programar pontos extras

Essa configuração permite que, durante o período especificado, sejam dados mais pontos do que o normal. Vide a seção "Pontos Extras" logo abaixo.


- Valor mínimo da compra: 

Pedidos com valor abaixo do que esta configuração não serão pontuados.


- Status do pedido para conceder pontos:

Conforme descrito acima, você pode escolher um ou mais status de pedido para conceder pontos. Na maioria das plataformas, são exibidos apenas os status disponíveis.


- Status do pedido para anular pontos

Da mesma forma que acima, você pode escolher os status da sua plataforma que representam que um pedido foi cancelado ou estornado. Pedidos nesse status não são pontuados. Caso já tenham sido pontuados anteriormente, os pontos são removidos.

Lembre-se: escolha todos os status possíveis, assim a integração se torna mais eficiente.


- Bonificar pedidos com data de criação superior a

Ao iniciar o programa de pontos você pode escolher dar pontos a clientes que fizeram compra no passado. Recomendamos manter essa data com valor de no máximo 3 meses no passado, tornando a integração mais eficiente.

É importante notar que configurar essa data com uma data muito antiga pode significar processar uma grande quantidade de pedidos, o que influencia no valor pago em sua mensalidade da Bonifiq.


Pontos Extras por Produto ou Período

O que é?

As campanhas para pontuações múltiplas hoje são configuradas de forma geral, para 100% dos pedidos. O objetivo dessa funcionalidade é permitir que o nosso cliente crie campanhas segmentadas por produtos, marcas ou categorias específicas. Por exemplo, compre o produto X até o dia DD/MM/AA e ganhe o dobro de pontos.


Qual a finalidade dessa função?

  1. Permite o cliente criar campanhas para lançamento de produtos:

    • Com essa funcionalidade, os clientes podem lançar novos produtos com campanhas especiais que incentivam os consumidores a comprar esses itens para ganhar pontos extras.
  2. Permite criar campanhas para incentivar produtos que tiveram baixa aderência nas vendas ou que possuem muito estoque:

    • Essa funcionalidade ajuda a aumentar as vendas de produtos que não estão vendendo bem ou que possuem um grande estoque, oferecendo mais pontos para esses itens específicos.
  3. Permite destacar produtos ou marcas próprias com o Programa de Fidelidade:

    • Os clientes podem usar essa funcionalidade para dar mais visibilidade e incentivar a compra de produtos ou marcas próprias, recompensando os consumidores com pontos extras.


Como criar regras de pontos extras


Passo 1: Criar uma nova regra

  1. Clique no botão "Criar Nova Regra" no menu Programar pontos extras.
  2. Escolha o tipo de regra que deseja criar:
    • Por Produto
    • Por Período



Passo 2: Programar pontos extras

  1. Por Produto:
    • Selecione os produtos específicos que farão parte da campanha.
    • Defina o multiplicador de pontos (ex.: 2x, 3x) para esses produtos.
  2. Por Período:
    • Escolha o período específico em que a campanha estará ativa.
    • Defina o multiplicador de pontos para todas as compras realizadas durante esse período.



Passo 3: Configurar os detalhes da regra


  1. Data de Início e Fim:
    • Selecione as datas de início e término da regra.
  2. Produtos:
    • Selecione os produtos que farão parte da regra, caso seja na regra por produto.
  3. Multiplicador de Pontos:
    • Verifique o multiplicador de pontos definido nos passos anteriores.



Passo 4: Configurar o widget do ponto extra

  1. Definir ícone:

    • Se não quiser definir um ícone personalizado, um ícone padrão será aplicado.
    • Os formatos aceitos são .PNG ou .SVG com dimensão de 32x32px. Tamanho máximo do arquivo 20Kb.
  2. Título do card:

    • Até 20 caracteres.
  3. Texto do card:

    • Até 40 caracteres.
  4. Definir botão de ação no card:

    • Ao definir um botão de ação para um card você pode inserir um link para onde deseja redirecionar o cliente na ação de clique.
  5. Pré-visualização:

    • Seu cliente verá o card do widget do seu site da seguinte forma.



Passo 5: Revisar e Publicar

  1. Revisar as informações:
    • Verifique se todas as informações estão corretas.
  2. Publicar a regra:
    • Clique em "Salvar" dentro do objetivo para ativar a campanha.


Dicas para criar campanhas eficazes

  1. Segmentação Adequada:
    • Escolha produtos que realmente necessitam de um impulso nas vendas ou que você deseja destacar.
  2. Ofertas Atrativas:
    • Ofereça multiplicadores de pontos que sejam atrativos para os clientes, mas que também sejam sustentáveis para o negócio.
  3. Comunicação Clara:
    • Certifique-se de que os clientes saibam sobre a campanha e como podem ganhar pontos extras, usando todos os canais de comunicação disponíveis.
  4. Monitoramento e Ajustes:
    • Acompanhe o desempenho da campanha e esteja preparado para fazer ajustes conforme necessário para maximizar os resultados.

Com essas etapas, você poderá criar campanhas segmentadas que não só aumentam as vendas, mas também fortalecem o relacionamento com os clientes por meio do programa de fidelidade.


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