Porque oferecer Níveis ao meu consumidor?

Criada por Carla Rodrigues de Rodrigues de Almeida, Modificado em Qui, 23 Jan na (o) 4:26 PM por Carla Rodrigues de Rodrigues de Almeida


Estratégia e Vantagens

  • Permite que os consumidores façam parte de diferentes níveis com base no nível de relacionamento, com recompensas exclusivas para cada um dos grupos, engajando a recompra e estimulando os consumidores a avançar nos níveis para desbloquear novas vantagens.
  • Melhora a retenção de clientes e a recompra, conduzindo o consumidor a comprar mais para ter acesso a vantagens exclusivas dentro dos níveis;
  • Promove a aproximação e o engajamento entre a marca e o consumidor, aumentando a percepção de valor;
  • Gamifica ainda mais a jornada incentivando o consumidor no avanço dos níveis;

Impactos esperados (podem mudar conforme a estratégia):

  • Aumento da recompra
  • Redução do intervalo entre as compras
  • Aumento do ticket médio
  • Aumento no número de indicações
  • Aumento no número de pedidos


Como começar?


Passo 1: Definir objetivos estratégicos


Temos 4 metas disponíveis: pontos ganhos, valor total gasto, número de compras e/ou número de indicações, e, podem ser combinadas. Por isso o primeiro passo é planejar o seu objetivo com os níveis:

  • Aumentar a taxa de recompra?
  • Aumentar o número de indicações?
  • Aumentar o valor das vendas?


? Para começar e testar, escolha até 2 objetivos.

Passo 2: Definir as metas dos consumidores


Com base nos seus resultados esperados, entenda como correlacionar com as metas dos diferentes níveis.


Exemplo: Quero aumentar minhas vendas e trazer mais clientes com custo de aquisição mais baixo.

Então podemos usar a combinação de duas metas: Valor total gasto ou Número de Pedidos e número de indicações.


Exemplo: Vamos usar número de pedidos e Indicações.


Passo 3: Reconhecer o comportamento atual dos seus clientes


Você já trabalha indicações? Tem alguma média do número de indicações por cliente?


Caso não tenha, é possível entender com alguns clientes, perguntando quantas pessoas que eles conhecem que comprariam ou gastariam do seu produto/marca. Ou, ir testando via a funcionalidade de níveis mesmo o que funciona.


Para definir as faixas de número de pedidos, você precisa analisar qual é o comportamento de compra dos seus clientes.

  • Quanto um cliente excelente compra de você a cada x tempo?
  • Quantos pedidos um cliente excelente faz a cada x tempo?
  • Qual a frequência que ele compra normalmente? Essa frequência é muito para nos ajudar a definir qual o prazo da meta, e sabemos que vai depender muito do tipo de produto que você vende.
  • Qual é ticket médio dos pedidos?


Essas respostas vão te ajudar a planejar os níveis com intenção de aumentar os resultados.


Exemplo: Vamos trabalhar com um período de 6 meses. No nosso negócio de exemplo, um cliente excelente compra em média 3 vezes nesse período. E tem um ticket médio de 300 reais. Podemos trabalhar da seguinte forma, para começar e estimular uma evolução:


Nível 1 (base)
Nível 2
Nível 3
Metas para 180 dias
Até 2 pedidos
- 3 pedidos
- 1 indicação
- 5 pedidos
- 2 indicações 


Percebam que eu coloquei o perfil dos melhores clientes, no nível intermediário, dando espaço e permitindo que ele seja engajado para comprar mais.


Porque começar com menos níveis é importante? 


Porque você tem espaço para expandir a partir dos resultados dos primeiros testes. Se os clientes chegarem no último nível de forma muito fácil, você pode criar outro nível mais desafiador.


4- Definir as recompensas e como elas podem contribuir nos resultados

Aqui, a gente consegue trabalhar além da recompra, o estimulo do aumento do Ticket Médio.



4- Comunicação

Nada disso funciona se não for bem comunicado. Os clientes precisam entender como funcionam os diferentes níveis, quais as metas e principalmente, quais as vantagens de avançar nos níveis.

Além das comunicações gatilhadas pela BonifiQ, crie outras comunicações, ilustre como o programa de fidelidade funciona e engaje seus consumidores.


Trazer exemplos de comunicações:



Configurações do módulo:


  • Metas
  • Recompensas


Nível Base: O nível base é o ponto de partida para novos clientes que ainda não estabeleceram metas em sua loja. Sua função principal é garantir que esses clientes recebam um e-mail de boas-vindas quando atingirem o primeiro nível de cadastro. Em outras palavras, ele serve como um ponto de partida para engajar os clientes e incentivá-los a alcançar novos níveis de participação na loja.


Comunicação de mudança de nível: Alteração manual de nível


Como o consumidor interage com os níveis?


Informações relevantes:

  • Meta de pontos considera pontos acumulados no período, não os pontos em carteira.
  • O prazo de carência para o consumidor descer de nível é padrão de 90 dias.
  • Quando uma recompensa não está atrelada aos tiers, ela está disponível para todos os consumidores;
  • Após ativação os consumidores são inseridos nos níveis em até 24 horas.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo