Quando o estorno de "Pontos" ou de um "Cupom" é manual ou automático?

Criada por Karina Morais, Modificado em Seg, 12 Ago na (o) 11:32 AM por Ivo Tonet

CENÁRIO:

O cliente faz uma compra e o pedido atinge um dos "Status cadastrados para conceder os Pontos por Compra", então os pontos entrarão na carteira do cliente de acordo com a "quantidade de dias configurada para conceder os pontos", e se depois do cliente receber os pontos por compra em carteira, ele cancelar o pedido, esses pontos poderão ser estornados de duas maneiras:

1. ESTORNO AUTOMÁTICO:

Se o Status do Pedido alterar para um dos "Status de ANULAR os pontos" esses "Pontos Concedidos" serão estornados automaticamente da carteira do cliente, podendo demorar ate 24 horas em alguns casos. Em algumas plataformas o status do pedido não altera, mesmo depois de cancelado, devolvido ou trocado, nestes caso o estorno deverá ser manual.



2. ESTORNO MANUAL:

Se os pontos concedidos forem trocados por uma recompensa, e se essa recompensa ainda não tiver sido utilizada em uma nova compra, é possível estornar esses pontos no Painel BonifiQ  clicando em "Estornar Recompensa"  para os pontos voltar para a carteira do cliente e em seguida é possível Remover os Pontos da carteira do cliente.

Caminho para Estornar a Recompensa: Painel BonifiQ > Clientes > Selecione o cliente > No histórico da carteira, localize a recompensa a ser estornada > clique em "Estornar Recompensa"

Obs.: em algumas plataformas o cancelamento do cupom é automático, em outras plataformas, ao clicar em "Estornar Recompensa" no pop up de confirmação, vai avisar que você ainda precisa cancelar o cupom na sua plataforma de e-commerce, antes de estornar a recompensa para a carteira do cliente, devolvendo os pontos trocados. 



Pop up quando o cancelamento do cupom na sua plataforma de e-commerce é automático:


Pop up quando você precisa cancelar o cupom na sua plataforma de e-commerce antes de estornar uma recompensa



Caminho para remover os Pontos da Recompensa estornada: Após ter estornado a recompensa e os pontos terem voltado para a carteira do cliente > Clique em Alterar Pontosessa opção está embaixo do nome do cliente) > clique em Remover Pontos > Insira a Quantidade de Pontos > Justifique > Clique em Alterar para Remover os Pontos.



3. POSSÍVEIS SITUAÇÕES NO CASO DE ESTORNO:




3.1 O CLIENTE USOU OS PONTOS DE UMA COMPRA CANCELADA, E AGORA?

Se os pontos ganhos de uma compra cancelada, tiverem sido trocados por uma recompensa e essa recompensa tiver sido usada em uma nova compra, NÃO é possível estornar essa recompensa para a carteira do cliente, para depois remover.


Você poderá remover essa pontuação usada indevidamente em ganhos de pontuações futuras, para compensar a utilização indevida de acordo com a quantidade de pontos utilizada.

Dica: tenha essa informação no Regulamento, que ganhos de pontuação de forma indevida, que estes pontos poderão ser removidos da carteira sem aviso prévio e a qualquer momento.



3.2 NÃO ESQUEÇA DE REMOVER OS PONTOS DEPOIS DE ESTONAR UMA RECOMPENSA


Após estornar uma recompensa, esses pontos voltam para a carteira do cliente, então você precisa remover os pontos da carteira, se essa pontuação for indevida oriunda de uma compra cancelada.



3.3 PRECISO APENAS VOLTAR OS PONTOS DE UMA RECOMPENSA RESGATADA PARA A CARTEIRA DO CLIENTE


Se a Recompensa não tiver sido utilizada em uma nova compra, você consegue voltar os pontos trocados nessa recompensa para a carteira do cliente. 


IMPORTANTE:

Ao estornar uma recompensa os pontos estornados para a carteira do cliente passam a ter nova validade de acordo com a validade dos pontos configurados por você.

Por exemplo: se a validade dos pontos são 120 dias e no último dia antes dos pontos expirarem o consumidor trocar por um cupom, e depois pedir para estornar essa recompensa, os pontos passam a ter uma nova validade de 120 dias na carteira do clientePor isso, é importante ser estratégico ao abrir essa exceção, combine com o cliente um prazo para ele reutilizar esses pontos, caso contrário, você poderá expirar manualmente da carteira do cliente, senão ele terá mais um período longo com a pontuação em carteira.




3.4 EXPLICANDO MAIS SOBRE REMOVER E ACRESCENTAR PONTOS NA CARTEIRA DO CLIENTE:



REMOVER PONTOS

Em algumas plataformas a alteração do status não é possível após ter atingido um dos status de conceder pontos, então se o cliente estiver com Pontos em Carteira após ter cancelado um pedido onde ele ganhou os Pontos por Compra ou ainda os Pontos por avaliar aquela compra cancelada, esses pontos poderão ser removidos da carteira.


ACRESCENTAR PONTOS

Em geral os nossos parceiros utilizam a funcionalidade de Acrecentar Pontos como relacionamento ou para minimizar algum problema relacionados a entrega ou algum problema na experiência de compra no site.

Obs.: apenas os usuários com acesso de ADMIN conseguem acrescentar ou remover pontos da carteira do cliente.


Caminho: Painel BonifiQ > Clientes > Selecione o cliente > Clique em Alterar Pontos > Remover Pontos ou Acrescentar Pontos > Insira a Quantidade de Pontos > Justifique > Clique em Alterar para Remover ou Acrescentar os Pontos.

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