Integração de Login da plataforma

Criada por Alex Camargo, Modificado em Seg, 9 Set na (o) 11:13 AM por Alex Camargo

A BonifiQ pode utilizar os dados do cliente que já está logado na plataforma de ecommerce para que este cliente esteja logado na BonifiQ também. Esse é um processo de Single Sign On - ou seja, uma vez logado no ecommerce o cliente não precisa se logar na BonifiQ novamente.


Para isso, basta que a plataforma disponibilize os dados do cliente no frontend da loja - pelo menos o Nome e E-mail do Cliente.

A forma como essa informação é disponibilizada pode variar, por exemplo:

- Dados salvos no LocalStorage: após feito o login, a plataforma salva essas informações do consumidor no navegador, através do local storage. Quando o cliente abre o widget da BonifiQ, nosso script consulta esses dados e utiliza para login.

- Dados em API no Frontend: É possível disponibilizar essas informações em uma API acessível pelo frontend da loja. Nesse cenário, a BonifiQ faz uma chamada utilizando fetch no frontend e obtém os dados em formato JSON.

- Dados na estrutura da página: É possível disponibilizar um objeto javascript na window do navegador com as informações do cliente logado


Login Seguro

Da forma como explicado acima, o login do cliente não é fortemente seguro, já que essas informações estão sendo enviadas pelo frontend e, portanto, sujeitas a alterações que poderiam ser inseguras. Nesse cenário, BonifiQ considera que o cliente fez um soft login em nossa plataforma, então o login é tratado como inseguro.


No login inseguro quando um cliente resgata uma recompensa esta é enviada por e-mail - não sendo exibida no frontend. Apesar de funcionar de forma segura, esse fluxo de disparo de e-mail gera uma quebra ao consumidor, que precisa buscar o código em seu e-mail.


Para tornar o fluxo mais amigável, exibindo o cupom logo após o resgate, precisamos garantir que o cliente logado é de fato ele mesmo.

Esse fluxo funciona da seguinte forma:

- A loja virtual disponibiliza um token no frontend (através do localstorage, por exemplo).

- O script da BonifiQ envia esse token para um endpoint da própria BonifiQ

- Esse endpoint por sua vez, consulta uma API da plataforma, informando o token e recebendo os dados do usuário correspondente)

- A BonifiQ gera um token seguro e retorna ao script do frontend

- O script utiliza esse token nas chamadas subsequentes, confirmando que o cliente é quem alega de fato ser


Dessa forma, é necessário que a plataforma:

- Disponibilize esse token no frontend (como um JWT, por exemplo)

- Disponibilize um endpoint que será consultado pelo backend da BonifiQ. Esse endpoint recebe o token e retorna os dados do cliente logado




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo